domingo, 18 de janeiro de 2009

Naturebas: Linhaça

Como já disse anteriormente, essa história de alimentação saudável é uma baita novidade para mim. Mas, como todo bom "nerd", nada como o google para indicar algumas sugestões. Eis que me deparo com a Linhaça. Hoje a linhaça marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição. Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.

Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? "Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça.

Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:


- Rejuvenescedor
-
Baixa de peso

- Auxilia no combate a anemia
- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
- Auxiliar no combate à acne.
- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
- Vitalidade Física
- Sistema Digestivo
- Sistema Nervoso
- Doenças Inflamatórias
- Retenção de Líquidos
- Sistema Imunológico
- Sistema Cardiovascular
- Funcionamento Intestinal
- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
- Para combater a agressividade e a obesidade
-
Condições da Pele e do Cabelo

Aqui no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição também anda analisando a linhaça. O enfoque, entretanto, é outro. "Investigamos a segurança no consumo", conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. Explica-se: embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos.

Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador. É que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo, e aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. No entando, as sementes devem ser trituras somente antes do consumo.
Mas vale lembrar: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade.

O excesso pode prejudicar a membrana das células. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, o cuidado deve ser maior. Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação.


Esse texto tem como objetivo apenas dar uma geral nas características da semente de linhaça. Para mais informações, recomendo os seguintes links:


Perguntas sobre a Linhaça

Linhaça na Wikipedia

Linhaça do Portal SEGS

Linhaça é Super (Revista Saúde!)

Fica a dica!

[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário